• Início
  • Blog Kahla
  • Proporção Áurea: conheça os significados deste símbolo
  • Proporção Áurea: conheça os significados deste símbolo

    Proporção Áurea: conheça os significados deste símbolo

    Você com certeza já viu o símbolo da Proporção Áurea em livros, filmes e até sua imagem pela internet. Este símbolo que tudo tem a ver com as perfeições e harmonias da natureza é muito poderoso e tem um significado incrível. 

    Prepare-se para conhecer o significado da Proporção Áurea. Você vai se encantar. 

     

    A Proporção Áurea, ou Número Áureo, é um símbolo poderoso que está presente em diversos aspectos da natureza. Seu valor numérico é de 1,618 arredondado a três casas decimais e é representado pela letra grega φ (phi). Esta constante é considerada por muitos como o número da harmonia.

    Esta proporção aparece na organização dos ossos de humanos e animais, na ramificação de veias e nervos, na disposição das pétalas das flores e sementes das plantas, nos galhos das árvores, na formação de galáxias, furacões e até mesmo na geometria dos cristais e nas moléculas de DNA. Conchas de animais marinhos e caracóis são exemplos perfeitos do Espiral Dourado.

     

    O Que é Proporção Áurea? Entenda Como Ela Mudou a História da Arquitetura

    A Proporção Áurea também é amplamente utilizada na arquitetura e nas artes. Os antigos egípcios a utilizaram para construir as Pirâmides de Gizé e os gregos antigos a usaram para projetar monumentos importantes. Artistas renascentistas, incluindo Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli, Raphael, Rembrandt e Salvador Dali, aplicaram o conceito para alcançar maior beleza e equilíbrio em suas obras. Da Vinci teria usado a proporção áurea para definir todas as proporções em sua obra “A Última Ceia” e para criar a “Mona Lisa” e o “Homem Vitruviano”.

    A natureza tem uma clara intenção de construção e manutenção de um padrão de harmonia e equilíbrio, buscando o crescimento, desenvolvimento, proliferação da vida, superação, integração, regeneração, restauração e adaptação. Como parte da natureza, o ser humano participa de todo esse processo. A tendência da natureza é buscar integridade e harmonia, restaurando a normalidade. Devemos confiar que as forças da natureza agem e nos empurram para que estejamos íntegros, equilibrados, tranquilos e felizes. A intenção da Proporção Áurea é ser um lembrete disso, tanto nos momentos de harmonia quanto nos de transição.

    A Proporção Áurea é um fenômeno presente em todo o universo, intimamente envolvido com os processos de crescimento e desenvolvimento. Seu valor é muito mais do que um simples número; é uma representação da beleza e equilíbrio da natureza, e seu uso em várias áreas da vida e da cultura reflete a compreensão de que a harmonia e a proporção são fundamentais para uma vida plena e feliz.

     

     

    Compartilhe este post