• Início
  • Blog Kahla
  • Ho'oponopono | Origem, significado e objetivo
  • Ho'oponopono | Origem, significado e objetivo

    Ho'oponopono | Origem, significado e objetivo

    Você sabia que existe uma técnica para tornar sua vida diária menos estressante por meio da limpeza mental e espiritual, sem a necessidade de ensinamentos religiosos ou posturas de ioga? O nome desta técnica descomplicada é Ho’oponopono.

    Nesse post, você vai entender melhor o que significa essa palavra tão diferente e descobrir como ela pode trazer mais leveza à sua vida! Ficou curioso? Então venha aprender sobre o Ho’oponopono!

    O que é ho’oponopono?

    A palavra “ho’o” significa “causa” em havaiano, enquanto “ponopono” significa “perfeição”. O termo “ho’oponopono” pode ser traduzido como “corrigir um erro” ou “corrigir”.

    É uma prática que não requer muito ensino, mas é poderosa para purificar o corpo e livrar-se de memórias ruins ou sentimentos que mantêm a mente em uma vibração mais negativa.

    O termo ficou conhecido a partir de uma experiência vivida pelo terapeuta e professor havaiano Ihaleakala Hew Len.

    Por mais inacreditável que a história possa parecer, este homem conseguiu curar um pavilhão inteiro de criminosos com doenças mentais no Havaí, mesmo sem falar ou interagir com nenhum deles.

    Ao analisar o prontuário de cada paciente, o terapeuta aplicou as palavras-chave do ho’oponopono e a repetição da técnica mudou seu humor. Consequentemente, a atividade mental dos detidos também mudou.

    Os resultados foram tão surpreendentes que, em suma, pode-se dizer que Len foi capaz de curar os prisioneiros, da mesma forma que ele curava a si mesmo.

    Como a técnica funciona

    A técnica assume que tudo o que conhecemos como “realidade” é experimentado individualmente na nossa mente. O que você sente, ouve, vê e até mesmo as coisas ou pessoas que você conhece são influenciadas por seu eu interior.

    Como tal, tudo ao seu redor envolve a sua participação, pois você é responsável pelo que pensa e sente. Você já notou que muitas vezes nós mesmos podemos ser nossos piores inimigos? Isso ocorre porque cada pensamento pode ativar um mecanismo que recria um (ilusório) mundo de problemas.

    O principal objetivo do Ho’oponopono é buscar a cura desses problemas por meio do perdão. Não necessariamente o perdão dos outros, mas especialmente o de si mesmo.

    Isso é feito com a compreensão de que o que acontece com você não importa, mas a sua atitude perante o que aconteceu é o que realmente importa. Se sua mente e seus pensamentos lhe causaram problemas, eles também são capazes de resolvê-los.

    A versão tradicional do ho’oponopono consiste em quatro fases principais:

    1. Sinto muito

    2. Perdoe-me;

    3. Eu te amo

    4. Agradeço.

    Todos eles procuram guiar o praticante através dessas quatro etapas sentimentais: arrependimento, perdão, amor e gratidão.

    A simples repetição dessas palavras pode desencadear a liberação de bloqueios, memórias negativas e traumas para que você possa ter mais controle sobre seu próprio corpo e sua vida.

    Resumindo, pode-se dizer que o Ho’oponopono é um processo de solução de problemas que deve acontecer inteiramente dentro de você.

    Pulseira Ho'oponopono Gratia Kahla Joias
    A Pulseira Ho’oponopono Gratia possui as 4 frases do mantra para você se manter energizado o dia todo.

    Clique aqui e conheça a Pulseira Ho’oponopono Gratia 

     

    Benefícios Do Ho’oponopono

    As vantagens da prática frequente do Ho’oponopono são numerosas e podem ser encontradas em todos os campos da vida. Os principais são:

    Regeneração de memórias celulares

    Você já teve a sensação de reviver várias vezes uma situação traumática, como assistir a um filme passando em sua cabeça?

    Isso ocorre porque todas as nossas dores, preocupações e medos são gerados e armazenados em nossa memória celular. O Ho’oponopono atua nesta área como purificador, neutralizando memórias de sofrimento e sensações desconfortáveis.

    Protagonismo da própria vida

    A princípio, a ideia de responsabilidade e obrigação de responder pelas próprias ações pode parecer muito rígida, mas com o tempo, você pode se surpreender com o quão independente e pró-ativo você é.

    Ao abandonar a sensação de impotência ligada à ideia de que o sofrimento é causado apenas por fatores externos e incontroláveis, é possível transformar suas crenças e não ter uma postura vitimista, aumentando a sensação de poder pessoal.

    Estabilidade Emocional

    Com a liberação de energias negativas, o equilíbrio emocional é privilegiado à medida que os bloqueios da auto realização, felicidade e realização desaparecem, abrindo espaço para novos insights e paz interior.

    Além disso, o praticante de ho’oponopono ganha a liberdade de não obedecer a memórias negativas. Isso pode torná-lo uma pessoa mais calma e positiva diante das adversidades e dos problemas em seu caminho.

    Como Começar

    Para colocar o ho’oponopono em prática, você não precisa acreditar em divindades, ter nenhuma religião ou ficar isolado em um lugar tranquilo. Basta dizer (mentalmente ou em voz alta):Eu sinto muito. Me perdoe. Eu amo Você. Eu sou grato.

    Você já pode começar a experimentar sentimentos de compaixão, novas sensações interiores ou um simples relaxamento da mente assim que terminar de falar todas as palavras pela primeira vez. Quando a energia bloqueada começa a ser liberada pelas células, também é comum que os praticantes tenham vontade de bocejar ou suspirar.

    Compartilhe este post